Nossos tratamentos
É melhor prevenir do que remediar! Além dos cuidados diários com a escovação dos dentes e o uso do fio dental, é muito importante a consulta periódica preventiva com o cirurgião-dentista. Você pode até estar satisfeito com o seu sorriso, não sentir dor, mas nem sempre significa que seus dentes, gengiva, ossos, ATM estão saudáveis. A consulta preventiva que inclui a profilaxia (limpeza) reduz os riscos de desenvolvimento de cáries e doenças periodontais, permite que problemas bucais sejam diagnosticados mais cedo, ajuda a manter dentes e gengiva saudáveis.
Prevenção
É a área da Odontologia que previne e trata as doenças que acometem os tecidos de sustentação dos dentes: gengiva e osso, conhecidas como doenças periodontais.
Quando a doença está em fase inicial chama-se gengivite, acomete apenas a gengiva. Em estágio mais avançado, atinge o osso que sustenta os dentes, é a periodontite.
As doenças periodontais normalmente não doem, tornando o diagnóstico muitas vezes tardio. Alguns sinais e sintomas merecem atenção como: sangramento gengival (ao escovar, passar fio dental, etc), gengiva inchada, avermelhada, retraída. Mau hálito, dentes amolecidos, dentes sensíveis também devem ser investigados.
A placa bacteriana, também conhecida como biofilme, é a causa das doenças periodontais. O uso adequado da escova e do fio dental são capazes de remover a placa bacteriana diariamente. Porém, remover com eficiência 100% da placa bacteriana é praticamente impossível. Com o passar do tempo (que é variável de pessoa para pessoa), a placa vai endurecendo e se transforma em tártaro (cálculo dental). Apenas um dentista capacitado será capaz de removê-lo através do procedimento de raspagem (limpeza). A quantidade de tártaro (cálculo dental) formada nem sempre é proporcional à gravidade da doença. Muitas vezes podemos ter pouco tártaro visível mas com bactérias mais agressivas.
Algumas doenças sistêmicas estão intimamente relacionadas à doenças periodontais e merecem atenção como o diabetes, doenças cardíacas, vasculares.
Periodontia
Com o passar dos anos e também por causa do consumo de alimentos como chá, café, vinho tinto, molhos entre outros, os dentes vão incorporando pigmentos e escurecendo. O cigarro também é um grande responsável pelo escurecimento dos dentes.
Embora os dentes não sejam perfeitamente brancos, é possível se obter um sorriso mais bonito, iluminado com dentes mais brancos.
O clareamento pode ser realizado em consultório em poucas consultas, ou em casa através de moldeiras personalizadas com o acompanhamento do cirurgião dentista. As duas formas são eficientes e seguras. A indicação de uma ou outra forma depende de avaliação criteriosa do cirurgião-dentista.
Clareamento
Reconstrução de forma, estética e função mastigatória através de restaurações (conhecidadas como obturações) em resina composta em dentes que foram acometidos por cárie, fraturas ou simplesmente com finalidade estética, por exemplo em regiões de diastemas, dentes conoides.
Dentística Estética e Restauradora
É uma filosofia de tratamento que atua na reeducação da musculatura facial e mastigatória, corrigindo maus hábitos miofuncionais como respiração bucal, deglutição atípica, posicionamento incorreto da língua. Além disso, direciona o crescimento e o desenvolvimento correto das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular e auxilia no alinhamento e nivelamento dos dentes em pacientes de todas as idades. O tratamento é realizado com o uso de uma linha de aparelhos que foram desenvolvidos com tecnologia de ponta e também com a execução de exercícios que são personalizados de acordo com cada caso. Nessa proposta, a Odontologia se integra com a saúde geral dos pacientes, ajudando a restaurar a saúde, função orofacial e geral dos indivíduos.
Odontologia Miofuncional
A clínica é credenciada a um centro de polissonografia do tipo 4.
O aparelho portátil utiliza canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e ronco (usando o microfone do celular).
O exame é realizado em casa de forma simples e fácil. Usado para diagnóstico e tratamento da apnéia do sono.
Exame do sono
O tratamento desses distúrbios é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além do incomodo sonoro, o ronco e a apneia estão comumente associados a outros problemas sistêmicos como hipertensão arterial, diabetes, AVC, alteração de humor entre outros.
É prudente que os pacientes com queixa de ronco sejam submetidos ao exame do sono, a polissonografia, a fim de diagnosticar ou descartar apneia obstrutiva do sono que pode estar associada.
O tratamento odontológico desses distúrbios inclui o uso de aparelhos intraorais e também de exercícios. Em alguns casos, o tratamento envolverá outros profissionais como médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo.
Ronco e Apnéia
Muitas pessoas apresentam disfunções na ATM (articulação temporo mandibular) e nos músculos relacionados a ela. A ATM é a articulação responsável pela abertura e fechamento da boca.
Você sabia que os dentes deveriam entrar em contato apenas durante a mastigação?
Qualquer contato entre os dentes superiores e inferiores sem ser no ato mastigatório pode causar danos às estruturas bucais e faciais. O apertamento ou bruxismo (ranger de dentes) pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante o sono.
Os sinais e sintomas que acometem uma pessoa com alguma dessas condições são vários, como: dores de cabeça e nuca, zumbidos ou estalos no ouvido, dentes desgastados ou trincados, retrações da gengiva (sem ser por doença periodontal), entre outros.
Diagnosticar corretamente faz com que o tratamento seja muito mais assertivo. Aparelhos intra-orais, tratamento ortodôntico, ajuste da mordida, aplicação de Botox (toxina botulínica), laserterapia, acupuntura, fisioterapia, medicamentos via oral e psicoterapia estão no rol de procedimentos que podem ser utilizados.
Tratamento para bruxismo, apertamento e dores orofaciais
É a especialidade que cuida da parte interna das raízes dos dentes. Popularmente é conhecida como “tratamento de canal”. Nesse tratamento é realizada a limpeza, descontaminação e fechamento dos canais dos dentes. O principal motivo para que esse tratamento ocorra é uma cárie profunda que atingiu o canal de determinado dente, porém pode ser realizado por outros motivos, inclusive com finalidade protética.
Os avanços tecnológicos e científicos na área são vastos. Hoje os instrumentos rotatórios, reciprocantes, localizadores apicais tornam o tratamento muito mais preciso, rápido e com resultado superior. A quantidade de sessões necessárias dependerá das particularidades de cada caso.
Endodontia
O tratamento ortodôntico tem como objetivo corrigir a posição dos dentes e ossos maxilares. Restabelece a oclusão dentária (o engrenamento correto dos dentes superiores com os inferiores), com o objetivo de melhorar a mastigação, higienização, estética e saúde bucal.
No tratamento ortodôntico fixo, que utiliza braquetes, o aparelho de escolha na atualidade é o aparelho autoligado. Trata-se de um tipo de aparelho fixo que não usa ligaduras elásticas, as famosas borrachinhas. O próprio braquete possui um clipe que segura o fio em seu slot (em seu interior). Devido a essa mecânica moderna, há menos atrito entre o fio e o braquete, resultando em um tratamento com forças mais leves. Para o paciente, o tratamento segue com muito mais conforto e rapidez, além de facilitar a higienização. Pode ser metálico ou estético.
Ortodontia
É um tratamento que tem como objetivo tratar os desequilíbrios ósseos e musculares presentes em crianças na fase de crescimento. Também melhoram a parte funcional dessas estruturas. Os aparelhos ortopédicos são removíveis, conhecidos como aparelhos móveis, estimulam o crescimento e desenvolvimento correto da maxila e mandíbula, previnem e interceptam más oclusões. Ainda que o paciente necessite de ortodontia posteriormente, essa etapa será muito mais facilitada.
Ortopedia funcional dos maxilares
São tratamentos que visam melhorar a estética e harmonia do sorriso através de finas lâminas de porcelana que são colocadas sobre os dentes. Geralmente necessitam de pouco desgaste dentário para sua execução.
Está indicado para dentes que necessitam modificar sua cor, formato, tamanho, posição. Casos de diastemas, quando os dentes são mais espaçados, também podem ter sua indicação.
É um tratamento que deve ser personalizado, planejado para que o resultado seja natural e belo.
Lentes de contato e facetas
Existem vários tipos de tratamento para restauração ou substituição de dentes, a escolha varia de acordo com cada caso. É possível ter como indicação apenas um ou todos os tratamentos disponíveis. Para definir o melhor plano de tratamento para cada pessoa, é necessário realizar uma consulta odontológica minuciosa.
Dentre os diversos tipos de reabilitações protéticas disponíveis, as mais comuns são: Prótese Total, Prótese Parcial Removível, Prótese Parcial Fixa e Prótese sobre implante.
A Prótese Total, a famosa dentadura, é um aparelho protético utilizado em alguns casos em que todos os dentes de uma arcada foram perdidos. Embora seja cada vez menos indicada, quando for o tratamento de escolha, pode ter um aspecto visual natural em virtude da possibilidade de caracterização da gengiva da prótese e também da escolha de dentes com formato e cor mais adequados à cada paciente.
A Prótese Parcial Removível, conhecida como ponte móvel, é um aparelho protético que substitui os dentes naturais perdidos em arcadas que ainda possui alguns dentes naturais, ou seja, onde há perda parcial de dentes. É chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento em que este desejar. Funciona por meio de uma estrutura metálica com grampos que ficam retidos nos dentes remanescentes. Quando for a opção de escolha de tratamento, é possível selecionar cor da gengiva da prótese, personaliza-la e também escolher dentes que permitam que ela fique o mais natural possível.
A Prótese Parcial Fixa, também conhecida como Ponte Fixa é um tipo de prótese que pode ser utilizada em alguns casos onde houve uma perda parcial de dentes. Nesse caso, os dentes adjacentes ao espaço do dente que foi perdido são desgastados para que possam servir de apoio à colocação de um dente de porcelana na região do dente perdido.
As Próteses sobre implantes podem substituir um único dente, vários dentes ou todos os dentes. Um grande benefício do uso de próteses sobre implantes é a não movimentação da posição na boca durante a alimentação ou fala. Esta segurança proporciona um resultado mais natural e confortável do que pontes ou dentaduras convencionais, proporcionando assim melhor qualidade de vida.
Próteses
Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese, contribuindo assim para uma melhor aparência física e função mastigatória. Eles são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes.
As principais vantagens da utilização de implantes quando comparados aos outros tipos de próteses são: estética, durabilidade, preservação da estrutura óssea, preservação do paladar, qualidade da mastigação. Com esses atributos, pode-se dizer que, quando bem indicado, melhora a auto-estima e qualidade de vida da pessoa.
Implantes dentários
É um conjunto de procedimentos minimamente invasivos que ajudam a ressaltar a beleza de cada pessoa e reverter os sinais de envelhecimento. Os procedimentos podem ser realizados de forma conjunta ou separadamente, de forma gradativa, respeitando as características individuais dos pacientes.
Os procedimentos mais comuns são a toxina botulínica (conhecida como Botox), uso de bioestimuladores de colágeno e preenchedores a base de ácido hialurônico. Assim, é possível tratar e corrigir rugas, flacidez da pele, sulcos e pequenas imperfeições.
A toxina botulínica ajuda a diminuir a formação de rugas através da paralisação da ação dos músculos da expressão facial. A aplicação em pontos estratégicos proporciona um resultado mais jovial, natural e com aparência descansada.
Os bioestimuladores de colágeno ajudam a deixar a pele mais firme, tratando a flacidez e gerando um efeito lifting, devolvendo a qualidade da pele que foi perdida com o processo de envelhecimento. Podem ser realizados também de maneira preventiva para que a pele não sofra com a perda de colágeno que se inicia naturalmente após os 25 anos.
Os preenchedores a base de ácido hialurônico são produtos extremamente seguros, que permitem o preenchimento temporário de rugas e depressões, melhorando o aspecto envelhecido. É possível também definir melhor o contorno da face, aumentar os lábios deixando a face mais harmônica e bela.
Harmonização facial
É a área da Odontologia responsável pelos procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes e gengivas.
Os principais procedimentos realizados em consultório são:
– Extração de dentes do siso:
Normalmente é indicada quando não há espaço para os sisos (são os 3ºs molares) se posicionarem corretamente na arcada dentária, provocando inflamações e aumentando o risco de desenvolver cárie. Em alguns casos, os sisos ficam inclusos. A extração nesses casos evitam maiores prejuízos como a formação de cistos, por exemplo. De qualquer forma, a avaliação e indicação do procedimento deve ocorrer por profissional especializado.
– Frenectomia:
Os freios labiais são fibras que ligam o lábio ou bochecha à mucosa alveolar. Quando têm tamanho desproporcional ou estão inseridos na gengiva, por exemplo, podem causar retrações gengivais, diastemas (dentes separados) e assim, prejudicar a inserção dos dentes e também o sorriso.
O freio lingual se localiza embaixo da língua. Quando inserido muito próximo à ponta da língua, sua função e mobilidade ficam comprometidas e a fala também. É a famosa língua presa. A cirurgia pode ser realizada ainda na infância.
Outros procedimentos cirúrgicos podem ser realizados como: cirurgias na gengiva, biópsias, remoção de cistos, entre outros.
Cirurgia oral
O uso de Laser de baixa intensidade, também conhecido como fotobiomodulação, tem seu uso terapêutico consolidado na Odontologia.
Seu uso é eficaz, rápido, indolor e simples quando bem empregado. Em alguns casos, o resultado é imediato.
Muitas são as indicações: aftas, lesões de herpes, dores na ATM, pós cirúrgico, parestesias, hipersensibilidade dentinária, mucosite (lesões bucais causadas por tratamento oncológico tanto de quimioterapia quanto de radioterapia em região de cabeça e pescoço).
Laserterapia
Dentes de leite (dentes decíduos) saudáveis são muito importantes para a saúde bucal e geral das crianças. Eles têm um papel muito importante na mastigação e consequente digestão dos alimentos, na fala, além de manterem espaço e servirem como guia para os dentes permanentes.
Um dente de leite perdido precocemente pode trazer prejuízos ao crescimento e desenvolvimento das arcadas, predispor a um mau posicionamento dentário, prejudicar a erupção dos dentes permanentes.
Por isso, eles devem ser cuidados com o mesmo zelo que se tem com os dentes permanentes.
O cirurgião-dentista deve orientar os pais antes mesmo do bebê nascer. Há condutas com relação à amamentação, alimentação, higienização que, quando bem orientadas aos pais trarão benefícios para a vida toda.
A Associação Americana de Odontopediatria recomenda que a higienização e a visita ao dentista devem ocorrer desde a erupção do primeiro dentinho.
Consulta Pré Natal Odontológica e Odontopediatria